Ux/Ui design

nota delivery

UX / UI DESIGN

Redesign de interface

Como o foco principal era o UI design, fizemos uma reunião com os stakeholders para entender o escopo do projeto e definir metas e prazos. A empresa já havia entendido a necessidade do usuário então me passaram o briefing.

Como os usuários estava diretamente ligados ao iFood, decidimos usá-lo como benchmarking e inspiração para os componentes. 

Já havia um primeiro layout feito por eles, porém precisava de algumas melhorias, então partimos desse ponto.

Antes

Depois

Primeiro problema

Inicialmente eles pensaram em um modelo de cadastro onde o usuário  fazia de acordo com a necessidade e isso era pouco intuitivo e com muitas informações agrupadas em apenas uma tela, o que poderia induzir o usuário ao erro.

Resolução do problema

Entendendo que sem essas etapas o aplicativo não funcionaria, propus que fosse algo automático com as mesmas etapas.

  1. Informar os dados da empresa
  2. Informar os dados fiscais
  3. Fazer a integração com o iFood.
Exemplo:

O usuário entra pela primeira vez no App ele faz o login e é redirecionado automaticamente para o preenchimento primeiro formulário que são os dados da empresa. Veja que utilizei um cadastro do tipo conversa onde fazemos uma pergunta por tela para facilitar a tomada de decisão do usuário.

Finalizando ele segue para o próximo cadastro o de Dados fiscais.

Os campos de CNPJ e CEP são preenchidos automaticamente, porém com a possibilidade do usuário confirmar ou alterar os dados caso estejam incorretos e usamos uma linguagem menos formal em todas as etapas.

Depois que finalizei o cadastro de dados fiscais percebi que precisaria de uma mensagem advertindo sobre ele. Como é um cadastro mais técnico e algumas informações poderiam necessitar da ajuda de um profissional de contabilidade o usuário poderia começar a preencher e em determinado ponto ter que parar por não saber ou não ter a informação pedida, assim ele pode voltar e preencher depois evitando uma frustração desnecessária.

Integração com o iFood

Nessa etapa o usuário interagia com a plataforma do iFood para ele mesmo fazer a integração, o que não é complicado mas exige um pouco mais de esforço mental devido ao passo a passo.

Antes

Depois

Guia de estilos