fbpx

Perguntas frequentes

O que é Identidade Visual?

É um conjunto de elementos visuais pelo qual uma empresa, pessoa, serviço, evento ou até mesmo um único produto é identificado. Esse conjunto de elementos geralmente é formado por uma paleta de cores, tipografia adequada, ilustrações gráficas, pelo logotipo que é o elemento central de uma Identidade Visual e padrões de repetições de todos esses elementos em conjunto.

Por que é fundamental ter uma Identidade Visual?

Uma empresa sem Identidade Visual é como uma pessoa sem RG e CPF, ela não é reconhecida. Se você quer transmitir credibilidade, profissionalismo e segurança ao seu cliente/consumidor, agregar valor e reconhecimento para sua marca, se diferenciar dos seus concorrentes e criar conexão com o seu público-alvo, você precisa de um projeto de Identidade Visual feito por um profissional.

Qual o meu processo de criação de marcas?

briefing → pesquisas → rascunhos → composição → apresentação → entrega

A primeira etapa de trabalho é o briefing. O briefing é um questionário onde eu coleto informações a respeito do seu negócio e da sua marca. No briefing eu busco extrair o DNA da marca em si, quais os valores, posicionamento, atributos e personalidades que ela tem. São das respostas do briefing que eu também retiro informações importantes sobre o público-alvo do negócio e sobre os concorrentes existentes.
A segunda etapa do projeto então é a pesquisa. Analiso o mercado de concorrentes diretos e indiretos, visando a construção de uma marca diferente e que se destaque, e também aprofundo a pesquisa sobre o público-alvo, entendendo quem é a persona da marca, isto é, o consumidor ideal daquele negócio.
Somente após essas etapas é que começam os primeiros rascunhos do logotipo. Nessa etapa procuro não me prender a nenhuma ideia preconcebida, rascunho vários modelos e depois faço um filtro com base nas respostas das pesquisas e do briefing.
Após selecionado o modelo que atende a todos ou maior parte dos requisitos é feito um refinamento do rascunho no software. É nessa etapa também que são feitas as escolhas dos outros elementos visuais que vão compor toda a identidade da marca, como paleta de cores e tipografias, tudo pensado na melhor forma de se comunicar com o público-alvo da marca e fundamentado nas resposta obtidas na primeira e segunda etapa de projeto.
Por fim eu envio uma apresentação detalhada da marca para aprovação, contando o processo de criação e explicando cada escolha tomada. Na apresentação da marca também mostro alguns protótipos, que são imagens que vão mostrar como a sua marca vai se comportar no mundo real e em produtos físicos.
Após o projeto ser aprovado, eu envio um documento contendo todos os arquivos organizados, arquivos impressos prontos para serem enviados a gráfica e um manual com todas as especificações de uso da marca e dos arquivos.

Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?

É verdade que o logotipo talvez seja o elemento mais notável em uma marca e por isso muitas pessoas resumem o conceito de Identidade Visual apenas a ele, porém ele é apenas um dos elementos que compõe todo um sistema visual muito maior. O logotipo precisa ter um “suporte” visual, ser alinhado com tipografias coerentes, cores corretas, padrões, texturas e outros elementos gráficos que, se unidos, representam a Identidade Visual completa de uma marca.

Você entrega os materiais já impressos?

Não. Todas as peças de papelaria são entregues em arquivos .PDF já fechados e formatados para impressão (de acordo com o gabarito da peça) na gráfica de sua preferência.

Qual prazo para entrega dos arquivos?

Por se tratar de um processo criativo e não linear e também por conter momentos em o que fluxo depende das respostas do cliente, não é possível determinar um prazo exato para conclusão e entrega do projeto. Além disso, cada projeto é diferente e alguns contém mais materiais do que outros, prolongando a data de entrega. Em média, todo o ciclo costuma levar entre 20 e 25 dias úteis.